segunda-feira, 10 de março de 2014

As três heróinas da Bahia!


Estamos entrando no outono e longe ainda do 2 de Julho, mesmo  assim , em razão de 8 de Março ter sido dia Internacional da mulher, vejo o quanto sabemos pouco de nossas heroínas incansáveis nas história do Brasil!
 Mas conhecer a luta de cada uma é rever a história, é mergulhar na batalha entranhada nas ruas, praias e ilhas do recôncavo baiano! É saber que sem a coragem dessa gente e a ousadia de 3 mulheres as tropas portuguesas estariam entre nós até hoje, mas Maria Felipa ,  Joana Angélica  e Maria Quitéria, lutaram e para muitos ficou esquecida, porque a história foi construída para ser contada a partir do Ipiranga!!! Ledo engano...
De qualquer forma, ainda neste blog vou contar sobre o papel destas pessoas que foram submergidas em detrimento do reinado que precisava "representar"um papel ufanado em favor sobretudo da figura "masculina"  Porque ninguém queria saber de heroínas e sim de virtude de hoemem e seu reinado num "certo cavalo". E desde então é assim que pintam a independência do Brasil!!!
E, só  quem foi aluno nas salas de aula de Salvador e da Bahia como um todo conhece um pouco mais este momento único da história!

Quem sou eu

Minha foto

Que bom seria todos os dias beber da alegria e dormir com a esperança! E mesmo que assim não seja, sempre que tenho sede de viver me encho de fé porque estou indo na direção da luz, do conhecimento e do respeito pela vida.